QUARTA ONDA

Vacinação incompleta é risco para crescimento de casos de covid-19 em Maceió

Por Tamara Albuquerque 24/11/2021 - 08:52

ACESSIBILIDADE

Ascom Maceió
Médico alerta sobre risco de crescimento de casos de covid-19 por falta de vacinação
Médico alerta sobre risco de crescimento de casos de covid-19 por falta de vacinação

Maceió conseguiu aplicar 1.417.848 doses de vacinas contra o coronavírus na população residente, segundo o boletim do município com dados até esta terça-feira (23). O documento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que 79,31% da população está totalmente imunizada contra o vírus que provoca a cobrid-19, doença que já matou 2.910 pessoas na capital até ontem. 

No entanto, os dados diferem daqueles publicados no Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, que registra, no mapa diário, uma quantidade menor de vacinados, de casos confirmados de covid-19 e óbitos pela doença na capital alagoana.

O número de pessoas que não foram aos pontos de vacinação de Maceió para receber a 2a dose é preocupante: um total de 184 mil residentes da capital com esquema vacinal incompleto. Isso inclui, inclusive, pessoas que já poderiam ter tomado a terceira dose de reforço. 

O infectologista Reneé Oliveira alertou para o risco de uma retomada do crescimento de casos da covid-19 em Alagoas e no Brasil em decorrência da fragilidades na vacinação, ocorrida porque as pessoas não completam o ciclo vacinal, e também pela redução das medidas restritivas. O médico aconselha os brasileiros a prestarem atenção na atual situação da pandemia em países da Europa, que já registram a 4a onda de casos, principalmente por causa desses dois fatores.

Renée Oliveira diz que na atual situação da vacinação, com pessoas abandonando a segunda dose da vacina ou se recusando a receber a dose de reforço, ainda é um risco flexibilizar as normas. Em especial, ele cita o uso da máscara facial e o distanciamento individual. Como estamos nos aproximando das festas de final de ano, esses fatores podem contribuir para a chegada da 4a onda da pandemia no país.  

Grupos de vacinação

Maceió está distribuindo a vacina contra o coronavírus nos seguintes casos:

1- Pessoas a partir dos 18 anos para a 3ª dose ou dose de reforço (quem está com 5 meses completos da 2ª dose);

2- Imunossuprimidos, para a 3ª dose ou dose de reforço (com 28 dias completos depois da 2ª dose); 

3- Adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, gestantes (com prescrição médica), puérperas ou privados de liberdade

4- Pessoas vacinadas com 1ª dose Pfizer ou Astrazeneca, com antecipação da 2ª dose em oito semanas completas;

5- Adultos a partir dos 18 anos para 1ª e 2ª doses e grupos remanescentes.


Encontrou algum erro? Entre em contato