PANDEMIA
Ocupação de leitos de UTI para pacientes com covid-19 se aproxima dos 70% em Alagoas
Taxa reflete crescimento do número de casos confirmados em Alagoas
Um dia após o Observatório Covid-19 da Fiocruz informar que Alagoas entrou na zona de alerta intermediário na taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes adultos no Sistema Único de Saúde, o índice de ocupação no estado se aproximou dos 70%, segundo dados divulgados na noite de sexta-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
De acordo com os dados divulgados pela pasta estadual, das 172 unidades de UTI abertas para o tratamento de alagoanos, 117 estão ocupadas.
Além de UTI, o estado tem 524 leitos para atender pacientes infectados pelo vírus ou com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Deste total, 336 pacientes estavam internados até a última sexta-feira, o que corresponde a 64%.
O aumento na ocupação dos leitos segue a tendência do crescimento de casos em Alagoas. Ontem, 4, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou mais 5.174 novos casos da covid-19, em Alagoas. Um dia antes, 572 casos foram confirmados, representando um aumento de 804% em 24 horas.
Não vacinados são maioria
De acordo com publicação feita pelo secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, na última quinta-feira, 3, 91% dos mais de 110 pacientes que estão internados nos leitos de UTIs exclusivos para covid-19 da rede pública não foram vacinados ou não completaram o esquema vacinal.
Dos pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), 32% não chegaram a receber nem a primeira dose da vacina. E dos pacientes com Covid que estão nos leitos clínicos, 93% não completou o esquema vacinal.
Publicidade