LEGISLATIVO MUNICIPAL
Rui Palmeira pode ser acionado no Conselho de Ética da Câmara de Maceió
Incidente ocorreu na quarta-feira, 24, após o parlamentar não ter direito à fala
A batida na mesa do vereador Rui Palmeira durante sessão da Câmara de Maceió pode levá-lo a ter que responder ao ato no Conselho de Ética da Casa. O incidente ocorreu na quarta-feira, 24, após o parlamentar não ter direito à fala no final do expediente, provocando tumulto na sessão.
O vereador Galba Netto (PL) anunciou que pretende levar o caso à Comissão de Ética Parlamentar, presidida por Davi Davino (PP). Até a manhã desta quinta-feira, 25, ainda não havia registro formal do pedido.
Rui Palmeira confirmou que fará esclarecimentos na sessão desta quinta-feira, 25, incluindo detalhes sobre o debate envolvendo o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev), tema que motivou sua reação durante a sessão e provocou um bate-boca com outros parlamentares.
O presidente da Câmara, Chico Filho (PL), explicou que ambos os vereadores não poderiam se manifestar por se tratar do expediente final da sessão. Ele reforçou que Rui e Kelmann terão espaço para se pronunciar na próxima reunião, marcada para quinta-feira, 25.
“Vereador Rui, vossa excelência não pode agir desta forma no parlamento. Infelizmente, vossa excelência ultrapassou os limites. O senhor é muito educado, mas esse comportamento não é o adequado”, disse Chico Filho.
O comportamento de Rui Palmeira surpreendeu os colegas, pois o vereador é considerado tranquilo nos bastidores. Após o incidente, Chico Filho repreendeu o ex-prefeito, afirmando que ultrapassou limites e que a ação não é adequada no parlamento.