PANDEMIA

Primeira morte por subvariante da ômicron é confirmada em SP

A sublinhagem do coronavírus está associada ao aumento recente de casos de Covid-19 na Europa
Por Sites de notícias 08/11/2022 - 15:00

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Vacina contra covid-19
Vacina contra covid-19

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou a primeira morte em decorrência de contaminação pela nova subvariante da ômicron, a BQ.1 no estado. Segundo a pasta, trata-se de uma mulher de 72 anos que morreu no dia 17 de outubro. Segundo o governo do estado, ela tinha comorbidades e morreu sete dias depois de ser internada.

O segundo paciente confirmado com a subvariante no estado, um idoso de 61 anos, passa bem e está em casa, em isolamento. Os casos estão sob investigação epidemiológica das Vigilâncias Municipal e Estadual.

A sublinhagem está associada ao aumento recente de casos de Covid-19 na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, as primeiras ocorrências foram confirmadas no Amazonas, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

O comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos, por exemplo. A Vigilância estadual, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), monitora, acompanha e auxilia nas investigações, em tempo real de todas as Variante de Preocupação (VOC = Variant Of Concern), tais como delta, alpha, beta, gamma e a ômicron. 

As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); e a vacinação contra a Covid", diz a Secretaria.


Encontrou algum erro? Entre em contato