eleições 2024

Cresce número de municípios em AL com candidatura única; veja a lista

Pleito será realizado no primeiro domingo de outubro, dia 6, conforme o TSE
Por Bruno Fernandes 06/09/2024 - 15:25

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Alagoas tem cinco municípios com candidatura única
Alagoas tem cinco municípios com candidatura única

Com a desistência da candidatura de Paulinho (PSB) e Mariah (Republicanos), prefeito e vice respectivamente, anunciada na quinta-feira, 5, Satuba se tornou o quinto município com candidatura única em Alagoas.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que os pedidos de candidatura haviam sido aprovados pela Justiça Eleitoral. Não houve contestação ao registro, e todos os requisitos legais e de elegibilidade foram cumpridos.

A decisão foi comunicada por meio de um vídeo em suas redes sociais, onde Paulinho alegou “motivos alheios à sua vontade” para justificar a renúncia. Com a desistência, Satuba passa a integrar a lista de cidades com candidatura única no pleito deste ano.

Em Branquinha, o atual prefeito, Neno Freitas, candidato à reeleição pelo MDB, está concorrendo sozinho. Seu partido formou uma coligação com o PSB e a Federação Brasil da Esperança (PV, PT e PCdoB).

A situação é semelhante em Cacimbinhas, onde o ex-vice-prefeito e advogado Wladimir Araújo Wanderley, conhecido como Vaval Wanderley, é o único candidato até o momento. Ele é primo do atual prefeito Hugo Wanderley (MDB), que também preside a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Em Jaramataia, o atual prefeito Ricardo Paranhos, do MDB, é o único candidato registrado para a reeleição. Ele formou uma coligação com o PSD para a disputa deste ano.

No município de Mar Vermelho, o empresário André Almeida, atual prefeito e candidato à reeleição pelo MDB, também está concorrendo sem adversários registrados até agora.

Em Satuba, agora, apenas Júnior Tuté está na disputa. Ele é aliado do Presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, do Presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Vitor e do Deputado Estadual Bruno Toledo. Em 2020, Tuté foi eleito com 60% dos votos, derrotando Maria do Adalberon, que atualmente compunha a chapa de Paulinho como candidata a vice.


Encontrou algum erro? Entre em contato