COMISSÃO DE ÉTICA
Luciano Barbosa é expulso do MDB
Vice-governador é acusado de afrontar orientações políticas dos diretórios estadual e nacional
O vice-governador e candidato à prefeitura de Arapiraca Luciano Barbosa, foi expulso nesta sexta-feira, 23, do MDB acusado de violações ao Código de Ética e ao Estatuto do partido. A desfiliação de Barbosa foi realizada em sessão na sede do partido, em Maceió.
De acordo com o partido, presidido pelo senador Renan Calheiros, o processo contra Luciano Barbosa foi aberto em reação a atitudes do vice-governador que afrontam orientações políticas dos diretórios estadual e nacional.
Depois de ouvir acusação e defesa, a Comissão de Ética decidiu, por 5 votos a 2, o expulsar do partido, acolhendo o parecer do relator do processo, Ronaldo Medeiros.
Os dois votos contra a expulsão foram dos membros do Conselho de Ética José Macedo e Yale Fernandes. Luciano Barbosa não compareceu e nem enviou advogado à reunião.
Segundo a ata do julgamento, a decisão de aplicar a expulsão, pena mais severa prevista no Estatuto do MDB, foi tomada "porque a defesa de Luciano Barbosa não apresentou argumentos que possam justificar as infrações cometidas pelo filiado".
Ainda de acordo com o relatório, Luciano Barbosa "levantou teses contraditórias apenas para tumultuar o julgamento, como forma de protelar a decisão".
Publicidade
Continua após a publicidade