DECISÃO
TSE autoriza envio da Força Federal para atuar nas eleições em Satuba e Pilar

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou na última sexta-feira, 16, o pedido de envio de tropas federais para atuarem durante o pleito nos municípios de Satuba e Pilar. A decisão ainda deve ser referendada pelo plenário da Corte Eleitoral.
O requerimento já havia sido aprovado pelos desembargadores que integram o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas. Pela regra, o envio da Força Federal é autorizada pelo TSE. De acordo com a legislação, o TSE pode requisitar o apoio para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados.
Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência da Secretaria de Segurança dos respectivos estados. Moraes autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança durante o primeiro turno das Eleições 2022 em 561 localidades de 11 estados.
Fora Alagoas, foram concedidos pedidos dos TREs do Acre, Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Piauí e Tocantins. Entre as solicitações estão apoio logístico inclusive em terras indígenas.
Publicidade