TEATRO
“A Greve de Sexo” – Adaptação polêmica de Lisístrata chega a Maceió!
Peça revisita a obra de 411 a.C., na qual mulheres de cidades gregas iniciam uma paralisação sexual
O Centro de Pesquisas Cênicas (CEPEC) apresenta nos dias 29 e 30 de novembro o espetáculo A Greve de Sexo, versão baseada em Lisístrata. A montagem é dirigida por Claudemir Santos e marca a conclusão da turma Intermediária II do Curso Livre de Teatro do CEPEC.
A peça revisita a obra de 411 a.C., na qual mulheres de cidades gregas iniciam uma paralisação sexual para pressionar o fim de um conflito prolongado. A ação coletiva, conduzida pela personagem Lisístrata, busca alterar o rumo da guerra por meio de uma decisão coordenada.
O texto original é conhecido por tratar temas políticos da época por meio de sátiras sociais. Estudos citam a peça como um relato que apresenta mulheres unidas em torno da greve sexual como forma de intervenção na Guerra do Peloponeso.
A versão atual do CEPEC mantém o foco no embate de interesses e atualiza referências. A montagem lembra casos recentes, como o movimento ocorrido em Barbacoas, na Colômbia, em 2011, quando um grupo de mulheres adotou ação semelhante ao reivindicar obras viárias.
A produção do CEPEC envolve pesquisa de criação e prática de montagem teatral dos estudantes. Claudemir Santos assina direção, iluminação e cenografia. A produção de Aldine de Souza integra a organização visual e operacional do projeto.
O elenco reúne 14 participantes do curso: Alícia Costa, David Vital, George Santana, Henri Lessa, Isa Soares, Laís Miranda, Lavínia Santana, Levi Olegário, Luka Thompson, Morgana Souza, Samara Albuquerque, Thiago Lima, Victor Soares e Yasmin Vitória.
Serviço
- Espetáculo: A Greve de Sexo
- Datas: 29 e 30 de novembro
- Horários: 18h e 20h
- Local: Museu da Imagem e do Som de Alagoas / MISA Jaraguá
- Classificação: 12 anos
- Ingressos: R$60 (inteira) / R$30 (meia) — vendas pelo Sympla, Instagram @cepecal ou WhatsApp (82) 98813-9262.



