CAMPEONATO BRASILEIRO
CRB termina primeiro turno da Série B com a melhor campanha dos últimos 16 anos
Com 33 pontos somados em 19 rodadas Galo é um dos postulantes ao acesso à Série A
O CRB fez este ano a melhor campanha de sua história em um primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Com 33 pontos conquistados em nove vitórias, seis empates e quatro derrotas, foi a primeira vez que a equipe conseguiu tal feito desde que a segunda divisão do Brasileirão passou a ter 38 rodadas, em 2006. Até então, apenas 20 jogos eram disputados na primeira fase e os oito melhores times se classificavam para uma fase de grupos.
Com 33 pontos conquistados, o time ficou apenas um ponto abaixo da campanha do CSA em 2018, ano que o time azulino assegurou o acesso para Série A e fechou os jogos de ida somando 34 pontos, o que é considerada a melhor campanha de um alagoano até o momento. Naquele ano, o CSA contabilizou dezenove jogos disputados com nove vitórias, sete empates e apenas três derrotas, atingindo um percentual de 59,6% de aproveitamento dos pontos disputados. O CRB, por outro lado, teve um saldo positivo de pontos em torno de 57%.
A última vez que o Galo teve uma campanha tão significativa foi na edição do campeonato de 2017. Naquele ano, na 19ª rodada a equipe possuía 28 pontos, mas terminou o campeonato na 15ª colocação, com 45 pontos, a apenas um de entrar no Z4 e ser rebaixado para a Série C.
Na última partida do primeiro turno deste ano, CRB e Operário-PR encerraram a etapa com um empate sem gols no Estádio Rei Pelé, em Maceió, na última quarta-feira, 18. No segundo tempo, o Galo perdeu o atacante Pablo Dyego, expulso, mas conseguiu segurar a pressão do adversário. No fim, o resultado não foi bom para ninguém.
Apesar do fim não tão agradável, um fator que coloca o Galo como um dos postulantes à Série A do próximo ano é o fato de a equipe encerrar o primeiro turno com a segunda melhor campanha como visitante na Série B do Brasileirão deste ano. Em 19 rodadas, o CRB conseguiu conquistar 14 pontos na condição de visitante, sendo os últimos oito nos derradeiros cinco jogos, com exceção do empate por 1 x 1 com a Ponte Preta e com o Operário, em 0 a 0.
A equipe também encerrou seus jogos de ida com a segunda maior quantidade de gols marcados entre os membros da Série B, somando 28, atrás apenas do Guarani, que tem 29 gols. Entre os representantes nordestinos, o Galo foi o que mais marcou, ficando à frente de Sampaio Corrêa (22), CSA (19), Confiança (18) e Vitória (14).
Seis pontos a mais que em 2020
No ano passado, quando a equipe ainda era comandada pelo técnico Marcelo Cabo, o time tinha conseguido somar 27 pontos em 19 rodadas, divididos em oito vitórias, três empates e oito derrotas, fazendo o time figurar na 8ª posição. Na mesma rodada deste ano, a equipe tinha cinco pontos a mais ocupando a terceira colocação.
Não bastasse a boa média de conquista de pontos por rodadas, o CRB terminou o primeiro turno com um resultado relativamente positivo entre as outras três equipes que integravam o G-4 ao fim da primeira metade na edição deste ano do Brasileirão. Durante a primeira parte da competição, a equipe empatou com o líder, o Coritiba, na 6ª rodada e perdeu para o Goiás por 1 a 0 na 4ª rodada e para o Avaí, pelo mesmo placar, na 7ª.
Independente do resultado deste sábado, quando enfrenta o Remo fora de casa, às 21h (horário de Brasília), a equipe tem pela frente jogos contra outras duas equipes que já derrotou este ano. Na 21ª rodada enfrenta o Cruzeiro, o qual venceu por 4 a 3 ainda na segunda rodada do torneio, e logo depois, na 22ª rodada, pega o Confiança, que também venceu por 1 a 0 na 8ª rodada.
Publicidade