Haverá distribuição do bônus de Itaipu para todos os consumidores de até 350 kWh, diz Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, esclareceu nesta terça-feira, 11, que a distribuição do bônus de Itaipu este ano continuará ocorrendo para todos os consumidores de até 350 kWh, apesar de parte dos recursos estar com destinação projetada para cobrir o déficit da conta de comercialização da Usina.
"Esse bônus está mais elevado porque está tendo o pagamento de parte desses recursos que foram deferidos durante a Conta-Covid empréstimo quitado antecipadamente. Então, ano passado nós tivemos um bônus de R$ 1,4 bilhão, esse ano nós temos valores dessa ordem também", disse Sandoval em conversa com jornalistas.
Até o fim do ano passado, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) estimava um saldo negativo na Conta de Comercialização de Itaipu na ordem de aproximadamente R$ 333 milhões.
O governo federal vai permitir, via decreto, a destinação de parte recursos em bônus de Itaipu para cobrir o déficit.
Uma proposta de publicação de decreto sobre o equacionamento da conta de comercialização de Itaipu foi encaminhada à Casa Civil pelo Ministério de Minas e Energia (MME). "Encontramos a melhor solução possível, se pensarmos em termos de Brasil. Déficit da conta de comercialização não é mais um problema", declarou Sandoval.