EVENTO
Profissionais da Contabilidade de Alagoas realizam II Convenção anual
Encontro foi marcado pela adesão de inúmeros representantes dos poderes do Estado
Acontece em Maceió, em um dos auditórios do Hotel Jatiúca essa semana a II Convenção Alagoana de Contabilidade. A realização conta com a participação efetiva de cerca de 420 participantes, entre profissionais da área, estudantes, empresários e convidados, entre eles, o senador Fernando Collor de Mello; o contador, membro do Conselho Federal de Contabilidade, Rivoldo Costa Sarmento, que veio representando o presidente da entidade, Juarez Domingues Carneiro, que por motivos também de trabalho não pôde comparecer.
Prestigiaram o evento o deputado estadual Inácio Loiola, em nome do Poder Legislativo Estadual, o vereador por Maceió Silvio Camelo; o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Cícero Amélio; Israel Lessa, superintendente regional do Trabalho e Emprego em Alagoas; o presidente da Junta Comercial do Estado, José Lages Júnior; Renata Fonseca, secretária de finanças do município de Maceió, representando o prefeito da Capital, Rui Palmeira; o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Alagoas (SESCAP/AL), Onofre Raimundo Medeiros Neto; o presidente do CRC/BA, Wellington do Carmo Cruz, representando os Conselhos Regionais de Contabilidade de Alagoas, entre outros, conselheiros e autoridades.
No discurso de abertura, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, contador Carlos Henrique do Nascimento, enalteceu a classe contábil pela evolução de sua importância nos meios empresarial e econômico do mundo cada vez mais globalizado, deu as boas-vindas e agradeceu a presença e a participação de todos que contribuíram para a realização do evento, destacando inclusive a equipe que o acompanha ao logo de seis mandatos à frente do CRC/AL, na pessoa da diretora executiva do órgão, Selma Araújo. “A Contabilidade é muito mais do que apenas uma profissão. É uma ciência de imprescindível e fundamental importância para a economia e o desenvolvimento, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. Ainda não alcançamos o total e devido reconhecimento de toda a nossa sociedade, porém estamos seguindo firmes nesse caminho”, resumiu Nascimento, que fez questão de lembrar ainda que, sobre a profissão contábil, convém ressaltar que a identificação, análise e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades exige do profissional um amplo e variado leque de conhecimento. O mundo passa por grandes transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações. O profissional contábil está capacitado, habilitado e possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de técnicas para disponibilizar o valor patrimonial e a direção dos negócios.
Na abertura do evento a palestra magna ficou a cargo do senador e ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, e teve como tema “A Importância do Profissional da Contabilidade na Economia Brasileira”. O senador fez questão de elogiar a organização do evento e parabenizar a Classe Contábil pelo seu crescimento e destaque no âmbito socioeconômico brasileiro.
O encontro se encerrou com a palestra proferida pelo administrador e contabilista José Henrique Domingues Carneiro, com o tema “Motivando para a Qualidade de Vida Pessoal e Profissional”.