AUMENTO
Mercado Livre consegue liminar contra reajuste dos Correios
O Mercado Livre obteve liminar que suspende o aumento nas tarifas de entrega de encomendas dos Correios -- decisão anunciada pela estatal na semana passada.
A liminar foi obtida na 2ª Vara Cível Federal de São Paulo. Segundo a decisão da Justiça, a estatal também não poderá aplicar a taxa emergencial de R$ 3 para todas as mercadorias distribuídas no Rio de Janeiro. A decisão só vale para os clientes do Mercado Livre.
"A nova política de preços dos Correios [...] poderá ocasionar prejuízos à parte autora, considerando o fato de que a única forma de envio das mercadorias do negócio praticado -- ecommerce -- se dá por intermédio do 'Mercado Envios' -- serviço prestado pela parte ré -- em regime de monopólio", disse a juíza Rosana Ferri, da 2ª Vara Cível Federal de São Paulo.
A estatal já informou que vai aumentar sua tabela de preços a partir desta terça (6). De acordo com a estatal, o aumento médio é de 8%. Mas de acordo com o Mercado Livre, nas rotas interestaduais o reajuste pode chegar a pouco mais de 50%.