Você comemora o Dia de Cosme e Damião? Se sim, saiba que pode escolher dois dias para distribuir os doces que simbolizam os santos. Embora seja popularmente celebrada em 27 de setembro no Brasil, a data para a Igreja Católica acontece hoje, 26. A morte dos irmãos gêmeos teria acontecido em um 27 de setembro e, por isso, a data ficou associada aos padroeiros. No entanto, até 1969, a data era unânime, mas a partir de uma reforma no calendário católico, foi decidido que Cosme e Damião seriam celebrados um dia antes.
A decisão de mudar a data buscou evitar um choque de datas com São Vicente de Paulo, cuja morte, comprovadamente, foi em 27 de setembro. No caso dos irmãos, o dia da morte não tem confirmação histórica. Além disso, há discrepâncias sobre qual o dia reservado para Cosme e Damião em diferentes tradições cristãs. Na Igreja Ortodoxa Grega, a data é 1º de julho, enquanto para os ortodoxos em geral, o dia dos santos é 1º de novembro. Curiosamente, em 17 de outubro, também há uma celebração.
Na prática, a festa no Brasil ocorre em 27 de setembro. Até porque, nas religiões afro-brasileiras, é neste dia que se celebra o orixá Ibeji, uma entidade infantil que costumeiramente é sincretizada com São Cosme e São Damião, com a distribuição de saquinhos de doces às crianças.
A origem desse ato passa longe da história dos dois irmãos. "Na época da colônia, o catolicismo era imposto a indígenas e negros, então uma forma de camuflar era venerar as entidades com as imagens de santos católicos. E isso aconteceu com Cosme e Damião, que foram identificados com orixás crianças, muito alegres. E isso ficou associado a festas e doces, principalmente no Nordeste", conta o frei Luiz Antônio Pinheiro, professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais.
A Incerteza Histórica de Cosme e Damião
Cosme e Damião são santos dos primórdios da igreja cristã. No entanto, a exemplo de outros santos com devoções antigas, como São Jorge, os registros sobre datas de nascimento e morte são escassos. A celebração, portanto, é mais do que uma data no calendário; é uma demonstração de devoção, sincretismo religioso e uma tradição que se estende por séculos no Brasil.
Enquanto a data exata da morte dos santos gêmeos permanece envolta em mistério, o carinho e a alegria expressos por meio da distribuição de doces continuam a unir pessoas de diferentes origens e crenças em uma celebração única que destaca a doçura da fé e da fraternidade.
Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Celular
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.