Fernando Frazão/Agência Brasil
Dia das Crianças é uma celebração que atrai a atenção do comércio
O Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado nesta quinta-feira em homenagem à padroeira do Brasil. A data também é marcada pelo Dia das Crianças, uma celebração que atrai a atenção do comércio. Mas você já se perguntou por que o Brasil comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro?
Apesar de ser celebrado na mesma data, o Dia das Crianças não tem origem religiosa e surgiu antes mesmo do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Em 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, que era a capital federal na época, sediou um evento que reuniu estudiosos da infância e políticos de vários países. Esse evento foi o Congresso Sul-Americano da Criança, que tinha como pauta a discussão de temas relacionados à educação, alimentação e desenvolvimento infantil.
Um dos deputados federais da época, Galdino do Valle Filho, propôs uma lei para instituir o Dia das Crianças no Brasil, com o objetivo de direcionar a atenção para a situação das crianças no país. O projeto de Galdino foi aprovado, e o Dia da Criança foi oficializado pelo presidente Artur Bernardes por meio de um decreto publicado em 5 de novembro de 1924. No entanto, a data demorou a ganhar relevância, já que não era um feriado e o comércio não lhe dava muita atenção.
Foi somente em 1950 que uma intensa campanha de marketing efetivamente transformou o Dia das Crianças em uma celebração importante no Brasil, associando-o à distribuição de brinquedos para as crianças. Desde então, o dia se tornou um símbolo da alegria infantil e um destaque no calendário nacional.
Publicidade
Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Celular
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.