INTERNACIONAL

Manifestantes jogam explosivos durante protestos na Califórnia

Por 09/12/2014 - 08:55

ACESSIBILIDADE


Os americanos saíram mais uma vez às ruas de diversas cidades do país na noite de domingo para denunciar o uso excessivo da força pela polícia, acusada de racismo, e também para lembrar os casos de Eric Garner e Michael Brown, dois negros mortos por agentes brancos. Os manifestantes (foto) criticam as decisões de grandes júris de não indiciar os policiais pelas mortes e pedem o fim da disparidade social no sistema de justiça. No entanto, em algumas localidades, como na Califórnia, os atos foram mais violentos, com alguns ativistas saqueando lojas e jogando explosivos contra os policiais, que responderam com prisões, segundo as autoridades.

Na cidade de Oakland, os manifestantes fizeram uma passeata em uma importante rodovia da cidade e provocaram a interrupção do tráfego. De acordo com a polícia, algumas pessoas atiraram explosivos, garrafas e pedras contra os agentes. Os policiais, por sua vez, lançaram gás lacrimogêneo contra os ativistas e detiveram oito pessoas.

Os protestos em Berkeley começaram pacíficos, mas se tornaram turbulentos à medida que aumentaram. A porta-voz da polícia, Jennifer Coats, informou que alguns manifestantes saquearam e vandalizaram lojas e empresas durante a noite. Ela ainda contou que um ativista foi atingido na cabeça com um martelo ao tentar impedir outras pessoas de entrarem em uma loja. O homem foi hospitalizado, mas não corre risco de vida.

Gurpreet Heer, um estudante da Universidade de Berkeley, disse que viu pessoas jogando vidro e pedras na polícia.

— As pessoas estavam vandalizando carros de polícia e pulando sobre os veículos — disse Heer.

A polícia confirmou que cinco carros de patrulha tinham sido danificados.

PROTESTOS EM NY E MISSOURI

Centenas de manifestantes também se reuniram na estação Grand Central e na Herald Square. Mas os protestos foram mais pacíficos, com os ativistas entrando em lojas e se deitando nos locais.

No Missouri, os manifestantes fizeram um protesto diferente no domingo. Eles queimaram as camisas do time de futebol americano St. Louis Rams, depois que cinco jogadores fizeram em campo os gestos de “mãos para cima, não atire”, que se tornou um símbolos dos atos.

Várias cidades dos Estados Unidos viraram cenários nas últimas duas semanas de manifestações depois que dois júris decidiram inocentar policiais que mataram homens negros em circunstâncias confusas, o primeiro em Ferguson, no Missouri, e o segundo em Nova York.

Além das decisões polêmicas, o país registrou novos episódios de morte de negros por policiais. Em um caso, um menino de 12 anos foi morto em um parque quando estava com uma arma de brinquedo em Cleveland, em Ohio.

 

 

 

Fonte: O Globo


Encontrou algum erro? Entre em contato