CORONAVÍRUS
Testes de PCR: como Viena saiu do lockdown graças a gargarejos
Com a iniciativa "tudo gargareja", Viena passou pela pandemia melhor do que outras cidades europeias. Todos os dias, até 70.000 pessoas participam dos simples testes de PCR de gargarejo para verificar se estão contaminadas com o vírus Covid-19. Seguindo o exemplo de Viena, o acesso de baixa exigência a testes de PCR também poderia se estender a outros países e, especialmente, a escolas.
A Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças também chamaram a atenção para a eficácia desses testes de gargarejo: Eles colocam a amostra de saliva de forma equivalente a um swab nasofaríngeo, especialmente ao testar pessoas assintomáticas. "A amostragem de saliva é fácil, não invasiva e autorrealizável, mas também se comprovou que é mais precisa do que o teste de antígenos", afirmou o Dr. Christoph Steininger, virologista, infectologista e internista no hospital universitário em Viena e cofundador da LEAD Horizon.
Devido ao manuseio simples e aos resultados mais precisos em comparação com os testes com o swab nasal de antígenos, há projetos em escolas ocorrendo atualmente na Áustria e Eslováquia Com base no sucesso do modelo de Viena, a LEAD Horizon desenvolveu um software específico para escolas, para poder dominar esse desafio a partir do outono no hemisfério norte.