POLÍTICA
Trump se declara inocente em 34 acusações criminais
Ex-presidente foi ouvido no Tribunal Criminal de ManhattanO ex-presidente do Estados Unidos Donald Trump chegou, nesta terça-feira (4/4), ao tribunal no sul de Manhattan, onde permanecerá sob custódia para se apresentar a um juiz, que lerá as acusações no primeiro indiciamento de um ex-chefe de Estado dos Estados Unidos.
Trump é acusado de ter subornado a atriz pornô Stormy Daniels com US$ 130 mil (pouco mais de R$ 420 mil em valores da época) na reta final da campanha às eleições presidenciais de 2016 para que ela se calasse sobre um suposto caso extraconjugal, ocorrido 10 anos antes, e que ele sempre negou.
Seu então advogado Michael Cohen foi o encarregado de fazer o pagamento e o magnata o reembolsou pela quantia de forma parcelada, supostamente fazendo-a passar por honorários profissionais. Após duas tentativas de impeachment no Congresso dos Estados Unidos quando era presidente (2017-2021), Trump agora terá que passar pelo procedimento usual para um réu, como tirar impressões digitais e fotos para a ficha judicial.
De acordo com o que fontes do governo de Nova York disseram à CNN, ele se declarou inocente de todas as 34 acusações. As acusações da Promotoria incluem a apresentação de registros comerciais falsos em primeiro grau, um crime de baixo nível que acarreta no máximo quatro anos de prisão para cada acusação. Mesmo se ele for condenado, um juiz pode sentenciá-lo a liberdade condicional.