MEIO AMBIENTE

'Ebulição global': secretário-geral da ONU pede ação urgente contra mudanças climáticas

Uma onda de calor avassaladora está percorrendo países do hemisfério norte, provocando incêndios florestais graves
Por Com Agências 28/07/2023 - 04:40

ACESSIBILIDADE


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, clamou por uma ação radical urgente a respeito das mudanças climáticas em todo o mundo. Ele ressaltou que as temperaturas inéditas registradas ao longo de julho indicam que o planeta passou da fase de "aquecimento" para "ebulição global". 

Uma onda de calor avassaladora atinge países do hemisfério norte, incluindo partes da Europa e das Américas, com temperaturas recordes provocando incêndios florestais graves na Grécia, Itália e Argélia, ao longo do Mediterrâneo.

"O ar é irrespirável. O calor é insuportável. E o nível de lucros com combustíveis fósseis e falta de ação climática é inaceitável", disse Guterres.

Em seu pronunciamento feito em Nova Iorque, nesta quinta-feira, 27, o secretário descreveu o calor intenso que acometeu o hemisfério norte como um "verão cruel". "Para todo o planeta, é um desastre. A menos que haja uma mini-Era do Gelo nos próximos dias, julho de 2023 quebrará recordes em todo o mundo", afirmou. 

Os impactos extremos das mudanças climáticas cumprem as "previsões e alertas repetidos" de cientistas, disse Guterres. Segundo ele, a única surpresa é "a velocidade da mudança". Perante as consequências "trágicas", o secretário reiterou o seu apelo por uma ação rápida e abrangente, voltando a mencionar o setor dos combustíveis fósseis.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato