CIÊNCIA E SAÚDE

Morre o primeiro paciente a receber transplante de rim de porco

Rick Slayman sofria de diabetes e hipertensão e recebeu órgãos animal geneticamente modificado
Por Agências 12/05/2024 - 09:39

ACESSIBILIDADE

Divulgação Massachussets General Hospital
Imagem da cirurgia do primeiro transplante de rim de porco em uma pessoa viva
Imagem da cirurgia do primeiro transplante de rim de porco em uma pessoa viva

O primeiro ser humano a receber um rim de porco geneticamente modificado morreu neste sábado (11), quase dois meses após o transplante, nos Estados Unidos, informaram o hospital que fez a cirurgia e a família do paciente. Richard Slayman, que tinha 62 anos, recebeu o rim no dia 16 de março em cirurgia realizada por um médico brasileiro no Hospital Geral de Massachusetts. Os cirurgiões afirmaram que acreditavam que o rim de porco duraria pelo menos dois anos.

Em comunicado, a equipe médica do hospital lamentou a morte de Slayman e afirmaram que não havia nenhum indício de que ele morreu como resultado do transplante.

Ao receber o órgão, Richard expressou a realização de um desejo há muito acalentado. "Agora, é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida", compartilhou.



Slayman tornou-se o primeiro ser humano a passar pelo procedimento, diferenciando-se de transplantes anteriores de rins suínos temporários, realizados em doadores em morte cerebral. Embora dois homens tenham recebido transplantes cardíacos de porcos, ambos faleceram em questão de meses.

Em comunicado, a família de Slayman agradeceu aos médicos, reconhecendo os esforços na liderança do xenotransplante. Destacaram que o procedimento proporcionou mais sete semanas com Rick, gerando memórias preciosas.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato