IGREJA CATÓLICA
Papa Francisco: saiba como será a escolha de seu sucessor
Igreja entra em um período de Sede Vacante, durante o qual será escolhido o novo líder
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos. A informação foi confirmada pelo Vaticano. Ainda ontem, 20, na Páscoa ele saiu na varanda do Vaticano para saudar fiéis, quando ele fez uma breve aparição para abençoar as milhares de pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano, o que provocou vivas e aplausos da multidão.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história da Igreja Católica. Eleito em 13 de março de 2013, seu pontificado foi marcado por reformas no Vaticano, combate a abusos sexuais, defesa do meio ambiente e acolhimento de refugiados. Com sua morte, a Igreja entra em um período de Sede Vacante, durante o qual será escolhido seu sucessor.
A escolha de um novo papa segue regras estabelecidas na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. O processo ocorre em várias etapas:
1 — Início do período de Sede Vacante – Com a morte do papa, todos os cargos da Cúria Romana são suspensos, exceto o do Camerlengo, responsável por administrar a Igreja até a eleição do novo pontífice. O Camerlengo verifica oficialmente a morte do papa e providencia o fechamento de seus aposentos.
2 — Convocação do Colégio dos Cardeais – O decano do Colégio dos Cardeais convoca todos os cardeais para reuniões chamadas Congregações Gerais. Nesses encontros, são discutidas as necessidades da Igreja e detalhes sobre o funeral do papa, que costuma ocorrer entre quatro e seis dias após o falecimento.
3 — Definição da data do Conclave – Após o funeral, os cardeais estabelecem quando o Conclave começará. Normalmente, ele ocorre entre 15 e 20 dias após a morte do papa. Apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição.
4 — Início do Conclave – Os cardeais se reúnem na Capela Sistina, onde fazem um juramento de sigilo. Durante esse período, eles ficam isolados do mundo exterior, sem comunicação com o público. As votações acontecem até que um dos candidatos obtenha pelo menos dois terços dos votos.

5 — Votação e fumaça – A cada rodada de votação, as cédulas são queimadas. Se nenhum candidato for eleito, a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina é preta. Quando um papa é escolhido, a fumaça se torna branca, sinalizando a eleição para o mundo.
6 — Aceitação do eleito – O cardeal escolhido é questionado se aceita a nomeação e qual nome papal deseja adotar. Se aceitar, torna-se imediatamente o novo papa.
7 — Anúncio e posse – O cardeal protodiácono faz o anúncio oficial ao público com a frase "Habemus Papam". Pouco depois, o novo pontífice aparece na sacada da Basílica de São Pedro e dá sua primeira bênção aos fiéis. A cerimônia de posse ocorre dias depois, marcando o início do novo pontificado.
Com o falecimento de Francisco, a Igreja Católica entra em um período de transição. O Vaticano deve divulgar em breve os detalhes do funeral e as datas do Conclave, que determinará o próximo líder da Igreja.