Imigração

Trump diz que vai barrar imigrantes de ‘países de terceiro mundo’ nos EUA

Presidente americano culpa os imigrantes pelo que chamou de “disfunção social” do país
Por ICL Notícias 30/11/2025 - 09:55
A- A+
Reprodução/vídeo
Trump em discurso na ONU
Trump em discurso na ONU

O presidente americano, Donald Trump, afirmou que irá “pausar permanentemente” a imigração de pessoas de países considerados de “terceiro mundo”. Apesar da fala, o americano não especificou quais serão as nações afetadas.

Em sua rede social, Trump disse: “Vou pausar permanentemente a imigração de todos os países do terceiro mundo para permitir que o sistema dos EUA se recupere totalmente”.

De acordo com a publicação, o governo irá acabar com os benefícios e subsídios de todos os não-cidadãos americanos que estão nos EUA. Trump pretende “desnaturalizar imigrantes que minam a tranquilidade doméstica e deportar qualquer estrangeiro que seja um encargo público, risco à segurança ou incompatível com a Civilização Ocidental”. A fala de trump foi divulgada na última sexta-feira, 28.

Foi na madrugada, após o dia de Ação de Graças, nos EUA, que Trump decidiu culpar os imigrantes pelo que chamou de “disfunção social” do país. Trump afirmou que, durante o governo Biden, milhões de imigrantes ilegais teriam sido admitidos ilegalmente, e prometeu revogar essas admissões.

Trump defende imigração reversa

Donald Trump defendeu que a única alternativa para resolver os problemas migratórios dos EUA seria uma política de “migração reserva”.

O americano criticou comunidades específicas de imigrantes, autoridades estaduais e parlamentares democratas. Ele associou a chegada de estrangeiros ao país ao aumento da criminalidade, sobrecarga em serviços públicos e deterioração urbana.

Na quinta-feira (27), Trump já havia pedido a revisão dos Green Cards concedidos a 19 países, sendo eles:

Afeganistão
Chade
Congo
Eritreia
Guiné Equatorial
Haiti
Irã
Iêmen
Líbia
Mianmar
Somália
Sudão
Burundi
Cuba
Laos
Serra Leoa
Togo
Turcomenistão
Venezuela

A fala de Trump veio logo após a morte de uma guarda nacional devido um ataque nas proximidades da Casa Branca, na quarta-feira (26).

Um suspeito foi detido pelo crime. Segundo informações da Casa Branca, ele se chama Rahmanullah Lakanwal, de 29 anos, e é um imigrante afegão que está irregular nos EUA.


Encontrou algum erro? Entre em contato