foco em alagoas
Renan Filho deve deixar ministério em janeiro para disputar o governo
Anúncio é esperado no dia 12, durante inauguração da Embrapa em Maceió
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), deve anunciar oficialmente, no próximo dia 12, que deixará o cargo no governo Lula para disputar o governo de Alagoas em 2026. A confirmação deverá ocorrer durante a inauguração da nova unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Maceió, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o jornalista Voney Malta, Filho já definiu a data de saída: 30 de janeiro. A decisão ganhou força após um movimento firme do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor (MDB), que cobrou publicamente o cumprimento do acordo político firmado com o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Testemunhas relataram que, em Brasília, Marcelo Victor afirmou diante de Renan Calheiros que não manteria compromisso com o grupo caso Renan Filho não confirmasse a candidatura. O acerto — segundo interlocutores — prevê que, se o ministro desistir de concorrer, Marcelo Victor e o governador Paulo Dantas (MDB) lançarão um nome próprio à sucessão estadual.
“Meu compromisso político é com Renan Filho candidato ao governo. Se não for, vou analisar outras opções, como Arthur Lira, Rui Palmeira, JHC”, teria dito Marcelo Victor, sinalizando que não permanecerá atrelado ao grupo se o acordo não avançar.
Enquanto isso, governo federal e estadual já organizam a lista de convidados para a solenidade de inauguração da Embrapa em Maceió. Os convites começaram a ser enviados. A nova unidade — a 43ª da instituição — vai funcionar no antigo prédio da Companhia de Fiação e Tecelagem Norte de Alagoas, no povoado Saúde, em Ipioca, fechado em 1983. O terreno, de 16,6 hectares, foi doado pelo governo de Alagoas.



