Curiosidades
Quem é Laura Fernández, eleita presidente da Costa Rica no primeiro turno
Cientista política de 39 anos, ela é a segunda mulher a comandar o país
A cientista política Laura Fernández, do Partido Soberano do Povo, foi eleita presidente da Costa Rica no primeiro turno das eleições realizadas no domingo, 1º. Com 93,7% das urnas apuradas, ela obteve 43,3% dos votos, segundo o Tribunal Supremo Eleitoral, superando Álvaro Ramos, do Partido de Libertação Nacional, que teve 33,4%.
Natural de Puntarenas, uma das províncias mais pobres do país, Laura é formada em Ciências Políticas pela Universidade da Costa Rica e se torna a segunda mulher eleita presidente na história costa-riquenha.
Antes da eleição, atuou como ministra do Planejamento Nacional e Política Econômica (2022–2025) e ministra da Presidência (2024–2025), no governo de Rodrigo Chaves, de quem é considerada herdeira política.
A segurança pública foi uma das principais bandeiras da campanha. Laura defende o endurecimento das políticas de combate à criminalidade, inspirado no modelo adotado pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele.
Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita, Laura afirmou que o resultado representa um voto popular pela continuidade do projeto político iniciado no atual governo.
“A Costa Rica votou e votou pela continuidade da mudança, uma mudança que busca resgatar e aperfeiçoar nossas instituições democráticas e devolvê-las ao povo soberano”, declarou.
Segundo ela, o mandato recebido nas urnas indica um caminho sem retorno. “A mudança será profunda e irreversível”, afirmou.



