TRÂNSITO
Câmeras de monitoramento: entenda as instalações feitas pela DMTT em Maceió
Ao todo, 99 equipamentos serão instalados nas entradas e saídas da cidade e em pontos estratégicosUma operação da prefeitura de Maceió, que envolve a instalação de câmeras de monitoramento, tem chamado a atenção da população nos últimos dias. Realizada em conjunto com o departamento municipal de trânsito, essa instalação não está diretamente ligada à fiscalização de trânsito, mas faz parte de um projeto de renovação do parque tecnológico do município.
Ao todo, 99 câmeras serão instaladas nas entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos em ruas e avenidas da capital. De acordo com o diretor-presidente do DMTT, André Costa, o objetivo é coletar dados sobre as principais vias de circulação de veículos e outras ruas, visando contribuir para a melhoria do trânsito.
As câmeras utilizam Inteligência Artificial e machine learning, em uma estrutura de Big Data, para realizar a contagem da frota, calcular o tempo de viagem e identificar veículos.
Com essa tecnologia, será possível realizar estudos aprofundados sobre a mobilidade urbana de Maceió, além de permitir o monitoramento em tempo real das áreas onde os equipamentos estão instalados e suas imediações.
André Costa destacou ainda que os principais alvos dessas câmeras serão veículos roubados, furtados, clonados ou envolvidos em atividades criminosas. A medida é vista como essencial devido ao crescimento da cidade.