Meio ambiente
Vídeo: tartaruga que teve nadadeira amputada será solta em Riacho Doce
Animal foi reabilitado pelo Instituto Biota e volta ao mar após mais de um mês de cuidados
O Instituto Biota de Conservação realiza, na manhã desta terça-feira, 4, a soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) que precisou ter parte de uma das nadadeiras amputada. A ação ocorrerá às 9h, na Praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió.
Conforme o Biota, o animal juvenil havia encalhado na Barra de São Miguel no dia 18 de setembro, apresentando sinais de afogamento e luxação em uma nadadeira. A cirurgia de amputação foi realizada no dia 8 de outubro, na Faculdade de Medicina Veterinária do Cesmac, pelo médico-veterinário Artur Eustáquio, com anestesia da veterinária Monique Egito.
Após o procedimento, a tartaruga passou por um período de reabilitação no Centro de Reabilitação do Instituto Biota, onde recebeu cuidados até se recuperar totalmente.
Segundo o instituto, mesmo com a perda de uma nadadeira, as tartarugas marinhas conseguem se adaptar e viver de forma independente na natureza. A soltura acontecerá próximo à praça Emídio de Carvalho, em um evento aberto ao público.



