POLÍTICA
Câmara de Maceió pede reavaliação de contrato com a BRK Ambiental
Vereadores citam precariedade nos serviços e sugerem criação de novo sistema de saneamento
A Câmara Municipal de Maceió vai encaminhar à Prefeitura o Requerimento nº 001/2025, de autoria do vereador Galba Netto (MDB), pedindo a reavaliação do contrato de concessão com a empresa BRK Ambiental. O documento, assinado pelos 27 parlamentares, também sugere a criação de um Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 5, Galba Netto destacou as reclamações recorrentes sobre o serviço prestado pela BRK, responsável pelo saneamento e tratamento de esgoto na capital.
“Convivemos com um grande volume de reclamações aqui na Câmara e muitas críticas da população por causa do serviço precário fornecido pela BRK em Maceió. Este requerimento será enviado à Prefeitura para que o Município reavalie este contrato de concessão”, afirmou o vereador.
O presidente da Câmara, Chico Filho (MDB), informou que será realizada uma reunião nesta quinta-feira, 6, às 9h, com o Ministério Público Estadual (MPE-AL) para discutir a atuação da empresa em Maceió.
O vereador Rui Palmeira (PSD) também apoiou a proposta e reforçou as críticas à concessionária. Segundo ele, a BRK não tem transparência e presta um serviço de baixa qualidade.
“Foi preciso que a Defensoria Pública ingressasse com uma Ação Civil Pública para ter acesso ao mapa de saneamento, que deveria ser público. Em levantamento que fiz no bairro da Santa Lúcia, comprovamos falhas estruturais no sistema. Isso se repete em diversas localidades”, afirmou Rui.
O requerimento será analisado pela Prefeitura de Maceió, que decidirá sobre a abertura de um processo de reavaliação contratual.



