MOMENTO ÚNICO
Alagoana de 9 anos que tem doença rara vê o sol pela primeira vez em Maceió
Menina com síndrome de Edwards recebeu cuidado especial no Hospital da Criança
Após nove anos internada entre hospitais, a alagoana Hadassah Santos, de 9 anos, pôde ver o sol pela primeira vez. O momento emocionante foi proporcionado pela equipe multidisciplinar do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió.
Hadassah nasceu com Síndrome de Edwards, também chamada de trissomia do cromossomo 18, uma condição genética causada por uma cópia extra do cromossomo 18. A síndrome provoca atrasos no crescimento, deficiência intelectual e diversas malformações físicas e orgânicas. A menina também enfrenta insuficiência respiratória crônica e depende de ventilação mecânica.
A criança nasceu na Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, e passou grande parte da vida internada na ala pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE). Há cerca de um mês, foi transferida para o HCA.
“Foi muito emocionante”, diz a mãe
A mãe da paciente, Savana Santos, contou que o primeiro banho de sol foi um momento marcante após anos de internação.
“São nove anos entre hospitais. Hoje foi maravilhoso. A equipe levou minha filha pra tomar sol e foi muito emocionante. Sempre pedi a Deus que ela tivesse essa oportunidade, e hoje esse sonho se realizou”, disse.
Assistência humanizadaA fisioterapeuta Ivana Rocha, supervisora de reabilitação do HCA, acompanha o caso desde o HGE e explicou que o atendimento da paciente é focado em oferecer qualidade de vida.
“Ela é dependente de ventilação mecânica. Nosso trabalho é garantir o máximo de conforto e assistência humanizada. Esse momento é simples, mas tem um impacto enorme na vida dela e da família”, afirmou.



