ORÇADA EM R$ 259 milhões
JHC anuncia início das obras do Mercado da Produção em Maceió
Intervenção havia sido apresentada como compromisso de campanha do prefeito no primeiro mandato
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, informou o início das obras do Mercado da Produção, conforme comunicado divulgado nesta terça-feira, 23, em suas redes sociais. Anúncio acontece dois dias após um incêndio de grandes proporções atingir a região.
"Comunico que determinei para HOJE o início das obras da construção do Novo Mercado da Produção. Mais uma mudança histórica para Maceió, que marcará o nosso futuro com mais dignidade para quem trabalha e mais esperança para quem torce pela capital de todos os alagoanos.", escreveu.
De acordo com o projeto apresentado, o mercado permitirá o aumento do número de permissionários de 1.400 para 2.084 comerciantes. A proposta inclui áreas para vendas, praça destinada à alimentação e espaços de convivência para trabalhadores e usuários.

O planejamento prevê 900 vagas para veículos, câmaras para armazenamento refrigerado, boxes com 16 metros quadrados, área com controle de temperatura, rampas de acesso, banheiros com adaptação e piso com sinalização para orientação de circulação.
A obra está orçada em R$ 259 milhões, segundo técnicos do Maceió Investe. Os recursos são provenientes de financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Rio da Prata (Fonplata).
Ainda conforme a prefeitura, o Mercado da Produção recebe fluxo mensal de cerca de 10 mil pessoas. O espaço foi construído há mais de 40 anos e a intervenção havia sido apresentada como compromisso de campanha do prefeito no primeiro mandato.
Incêndio
Um incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 50 barracas no Mercado da Produção, em Maceió, na noite de domingo, 21, mobilizando uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e de outros órgãos. As chamas só foram completamente controladas durante a madrugada, após horas de trabalho intenso das equipes de emergência.
De acordo com o CBMAL, foram utilizados mais de 40 mil litros de água para conter o incêndio. Após o controle das chamas, os bombeiros realizaram o rescaldo da área atingida, com o objetivo de evitar novos focos.



