VANDALISMO
Escultura gigante de João das Alagoas é queimada em Maceió
Obra está localizada na praia da Avenida da Paz e faz parte do Circuito Alagoas Feita à Mão
A escultura gigante do mestre artesão João das Alagoas, localizada na praia da Avenida da Paz, em Maceió, foi vandalizada. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que parte da obra "Boi Bumbá" foi queimada.
A obra faze parte do Circuito Alagoas Feita à Mão, que conta também com "O Beijo da Mestra Irinéia", uma réplica da peça da artesã do Patrimônio Vivo de Alagoas, Dona Irinéia, instalada na Lagoa da Anta, e a réplica do "Leão", do mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas André da Marinheira, na Avenida Assis Chateaubriand.
As obras gigantes disseminam a arte popular e valorizam o trabalho dos mestres artesãos alagoanos. As réplicas gigantes medem seis metros cada uma e são feitas de isopor naval e fibra de vidro, materiais resistentes ao sol, chuva e maresia.
João Carlos da Silva Freitas, o mestre João das Alagoas, nasceu em 3 de outubro de 1958 em Capela. É Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2011. Artesão do barro, João das Alagoas é famoso pelas esculturas de cerâmica e por ter uma oficina onde multiplica sua arte por meio do ensino.
Mestre no modelar de lapinhas e brincadeiras infantis, tem como marca registrada o boi-bumbá. O artesão é reconhecido como um dos maiores escultores do Brasil.



