Operação Bad Trip

PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas por via aérea

Ação mira quadrilha em Arapiraca e apura envio de cocaína à Europa escondida em garrafas de rum
Por Redação 16/12/2025 - 07:08
A- A+
Pixabay
Ação mira organização criminosa com base em Arapiraca e apura envio de cocaína à Europa escondida em garrafas de rum
Ação mira organização criminosa com base em Arapiraca e apura envio de cocaína à Europa escondida em garrafas de rum

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 16, a Operação Bad Trip, com o objetivo de reprimir o tráfico internacional de drogas por meio do modal aéreo em Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A ação é conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes e cumpre ordens judiciais expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal de Alagoas.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e aplicadas medidas cautelares diversas da prisão. As investigações tiveram início após prisões em flagrante realizadas em aeroportos brasileiros, onde suspeitos foram encontrados transportando garrafas de rum impregnadas com cocaína. 

Segundo a Polícia Federal, o inquérito identificou que uma das principais bases da organização criminosa funcionava em Arapiraca, no Agreste de Alagoas. O grupo aliciava jovens para atuarem como “mulas” no trajeto Bolívia–Brasil–Europa, de forma reiterada, utilizando o transporte aéreo para o envio da droga ao exterior.

As investigações apontaram ainda que os transportadores recebiam orientações detalhadas para driblar a fiscalização nos aeroportos, incluindo a criação de “histórias de cobertura” e o uso de disfarces. Também foi identificada movimentação financeira considerada atípica e incompatível com a renda declarada dos investigados, indicando possível prática de lavagem de dinheiro, que seguirá sendo apurada. 

De acordo com a PF, o modus operandi da organização criminosa incluía ameaças de morte contra pessoas que pudessem colaborar com as autoridades ou revelar informações sobre o esquema ilícito. O delegado Gustavo Gatto dá mais informações. Assista!


Encontrou algum erro? Entre em contato