INVESTIGAÇÃO
Homem é preso por se disfarçar de adolescente para assediar crianças em AL
Investigado criou perfil falso para abordar vítimas nas redes sociais
Um homem foi preso por se disfarçar de adolescente para assediar crianças em Alagoas, segundo informações da Polícia Federal divulgadas nesta quarta-feira, 4, durante a operação Identidade Oculta.
A ação coordenada pelo delegado Francisco Luis Marques Ribeiro Filho apura crimes de abuso sexual infantil cometidos pela internet, com uso de perfis falsos em redes sociais. A operação resultou no cumprimento de mandados de busca em dois estados e na prisão preventiva de um suspeito.
As apurações indicam que o investigado criou ao menos um perfil falso, passando-se por adolescente, para abordar crianças e induzi-las à produção e ao envio de imagens e vídeos íntimos. Uma das vítimas identificadas reside no estado de Alagoas.
A prática é conhecida como “grooming” e envolve a criação de vínculos por meio de conversas virtuais. Após o contato inicial, as vítimas são levadas a enviar conteúdos íntimos sem saber que interagem com um adulto usando identidade falsa.
De acordo com a investigação, quando há recusa das vítimas, o suspeito passa a realizar ameaças, incluindo exposição de imagens já enviadas ou intimidação de familiares, com o objetivo de manter o controle sobre a criança.
Foram cumpridos dois mandados de busca, um no Maranhão e outro em São Paulo. O suspeito apontado como usuário do perfil falso foi preso preventivamente no Maranhão durante a ação policial.
Durante as diligências, celulares foram apreendidos e encaminhados para perícia. A Polícia Federal informou que as investigações continuam para apurar a existência de outros perfis falsos e identificar possíveis novas vítimas.



