xadrez político
Renan Calheiros articula candidatura de Gilvan Barros à Câmara Federal
MDB e Solidariedade disputam filiação de ex-deputado, visto como nome estratégico
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) articula, segundo fontes políticas, para que o ex-deputado estadual Gilvan Barros seja candidato a deputado federal pelo MDB nas eleições deste ano. Paralelamente, o Solidariedade, presidido em Alagoas por Adeílson Bezerra, também tenta viabilizar o nome do ex-parlamentar para a disputa à Câmara dos Deputados pela legenda.
De acordo com o jornalista Voney Malta, Gilvan Barros, que exerceu seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Alagoas, é avaliado nos bastidores como um nome com capacidade de agregar votos às chapas proporcionais. A expectativa é de que ele alcance uma votação superior a 30 mil votos, desempenho considerado estratégico para fortalecer as siglas na disputa por vagas federais. Essa capacidade eleitoral é vista como rara no atual cenário pré-eleitoral.
No MDB, as conversas com o ex-deputado são conduzidas pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões. Já no Solidariedade, as tratativas são lideradas por Adeílson Bezerra. Em 2022, Gilvan Barros concorreu ao cargo de deputado federal pelo Progressistas (PP), legenda então comandada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. À época, aliados relataram que promessas de estrutura de campanha não teriam sido cumpridas. Ainda assim, o ex-deputado obteve mais de 53 mil votos.
Atualmente, Gilvan Barros mantém negócios no Tocantins, onde desenvolve o projeto “Pantanal” e é apontado como um dos maiores produtores de peixe tambaqui do mundo. Ele é pai do deputado estadual Gilvan Barros Filho (MDB), que cumpre seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Alagoas.



