2º turno

Bolsonaro tem votação expressiva, mas Nordeste salva Haddad

Por Com Reuters 08/10/2018 - 07:52

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, conquistou votação expressiva no primeiro turno da eleição presidencial deste domingo, mas não o suficiente para evitar um segundo turno contra o petista Fernando Haddad, salvo pela Região Nordeste, que garantiu uma nova rodada de votação daqui a três semanas, na qual o ex-capitão do Exército larga na frente.

Com 100 por cento das seções eleitorais apuradas, Bolsonaro tem 46,03 por cento dos votos válidos, ou 49,2 milhões de votos, enquanto Haddad ficou com 29,28 por cento, o equivalente a 31,3 milhões de votos.

O candidato do PSL venceu em todos os Estados, exceto nos nove do Nordeste e no Pará. Haddad foi o mais votado em oito Estados nordestinos —Ciro Gomes (PDT) ganhou no Ceará— e no Pará.

A votação expressiva em solo nordestino, tradicional reduto do PT e especialmente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu a Haddad, de perfil mais acadêmico e bem menos popular que Lula, a vaga no segundo turno.

Assim, Bolsonaro, que tem encarnado o antipetismo nos últimos anos e, nesta eleição, consolidou-se como principal nome do antagonismo ao PT, enfrentará Haddad, ungido à cabeça de chapa do PT por Lula, depois de o ex-presidente ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.

Os dois candidatos registraram índice elevado de rejeição entre o eleitorado, segundo pesquisas de opinião, o que deverá implicar em uma escolha pelo menos pior por parte do eleitorado.


Encontrou algum erro? Entre em contato