eleições

TRE precisa de 17 mil voluntários para atuarem como mesários

Por Tâmara Albuquerque 24/07/2020 - 14:16
Atualização: 24/07/2020 - 14:24
A- A+
Divulgação
As eleições municipais vão ocorrer em novembro
As eleições municipais vão ocorrer em novembro

O receio da contaminação pelo coronavírus pode levar muitas pessoas a desistirem de participar das eleições deste ano como mesário voluntário. Uma das maiores preocupações da Justiça Eleitoral em todo o país é justamente não conseguir recrutar o número necessário de trabalhadores para colocar a votação em funcionamento. 

A pandemia adiou o calendário das eleições, que terá o 1º turno em 15 de novembro, e o 2º em 29 de novembro, mas o ganho de tempo não aliviou a pressão sobre coordenadores e funcionários dos tribunais regionais, que ainda aguardam orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para andamento do processo. Em Alagoas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) já está com as inscrições abertas para quem quiser se voluntariar como mesário. 

A necessidade é de aproximadamente 17 mil pessoas na função, mas a totalidade de trabalhadores envolvidos nessa eleição deve ultrapassar os 20 mil. Atualmente, nem mesmo o número de seções eleitorais está definido pelo TRE, já que na capital, provavelmente, haverá o deslocamento das seções instaladas nos bairros que estão condenados em função do afundamento do solo, como Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e Mutange. Esta semana, o TRE lançou em suas redes sociais uma campanha de incentivo ao voluntariado na função de mesário.

A peça “Ser Mesário Voluntário é Arretado” traz depoimentos de pessoas que já ocuparam a função e suas impressões. Em agosto, outra campanha será divulgada, desta vez pelo TSE, com o médico Dráuzio Varella esclarecendo como participar das eleições com segurança, tanto o trabalhador como o eleitor, e orientando todos a seguirem o protocolo sanitário que prevê o distanciamento social, a marcação de locais em filas, o distanciamento dos mesários e demais trabalhadores e da própria urna. 

O TSE vai fornecer aos trabalhadores voluntários os equipamentos individuais de prevenção ao coronavírus (máscaras, álcool, máscara Face Shields). Independente disso, o TRE de Alagoas também está fazendo a cotação para compra de máscaras. As inscrições para mesário voluntário e todas as informações sobre o trabalho podem ser conferidas no site do tribunal. Clique aqui para preenchimento da inscrição. O treinamento dos mesários será realizado pela internet.

Confira mais matérias exclusivas no EXTRA ALAGOAS nas bancas!

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato