ELEIÇÕES 2022

Paulo Dantas vira preferido de Lira e governador para mandato-tampão

Mas presidente da Câmara aposta que Renan Filho não vai renunciar para disputar Senado
Por Odilon Rios 14/11/2021 - 07:58
A- A+
Divulgação
Paulo Dantas
Paulo Dantas

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), revelou que Paulo Dantas (MDB) é um dos seus candidatos preferidos para assumir o governo-tampão a partir do próximo ano, quando Renan Filho (MDB) se afastar do Executivo para disputar a eleição de senador. Lira disse também não acreditar na renúncia do governador. Para ele, Renan Filho vai completar o mandato, ou seja, não entregará o poder para a Assembleia Legislativa. 

E falou da existência de um acordo com o presidente da Assembleia, Marcelo Victor (SDD): se Renan Filho deixar o Executivo, acompanha com Victor a votação do governador-tampão. Se, ao contrário, optar em completar o governo, Lira vai escolher o nome de oposição para disputar a principal cadeira do Palácio República dos Palmares. Nos dois casos, o presidente da Câmara dos Deputados é quem manda no jogo da sucessão estadual. Mas e Paulo Dantas? Por que encaixar um deputado desconhecido na maior parte do estado e com votos quase que hiperconcentrados nas cidades de Batalha, Jacaré dos Homens e Olivença? 

É preciso entender o presente e também o passado nas relações que envolvem as famílias Calheiros, Dantas e os Lira. Paulo Dantas se comporta como um dos principais aliados de Renan Filho, Marcelo Victor e Arthur Lira. E, levando em conta estas condições, pode ser a ponte para formar a “União por Alagoas”, um discurso surrado que se arrasta desde quando Guilherme Palmeira e Divaldo Suruagy faziam o governo a quatro mãos em nome do desenvolvimento socioeconômico de Alagoas, hoje uma terra que lidera o número de analfabetos, com a terceira maior quantidade de miseráveis do país, dependente quase que exclusivamente da mão de obra semiescravizada da cana-de-açúcar, das aposentadorias do INSS e do Bolsa Família.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato