EM PODCAST

Lula repudia "Bolsolão" de Lira e anuncia proposta de orçamento participativo

Para candidato petista, Bolsonaro se tornou refém do Congresso Nacional
Por José Fernando Martins 24/10/2022 - 09:39
Atualização: 24/10/2022 - 10:01

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Lula durante podcast
Lula durante podcast

O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou ontem, 23, do podcast Desce a Letra, na qual um dos tópicos discutido foi o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) com seu o orçamento secreto, o Bolsolão. 

Os jornalistas Álvaro Borba e Ana Lesnovski, do canal Meteoro, que fizeram uma participação especial na live, destacaram que Lira já deixou claro que o orçamento secreto será permanente.

"Nos corredores do Congresso, os caras já dizem que estão vivendo em um regime semipresidencialismo de fato. O que querem dizer com isso é que o presidente, quem quer se que seja, não mandará nada", acrescentaram.

Provocado com as afirmações, Lula respondeu que considera o orçamento secreto a excrescência da excrescência da dominação do Legislativo sobre o Poder Executivo. 

"Nunca tinha visto o Congresso Nacional presidir o Brasil. Bolsonaro é refém. Ele começou dizendo que iria mudar, mas hoje, não conheço ninguém tão refém do Congresso quanto ele".

Sobre o alagoano Arthur Lira, Lula enfatizou que o parlamentar trabalha com a tese de que qualquer presidente vai ter que se subordinar ao Congresso elaborando o orçamento.

"Não será bem assim", respondeu, citando ainda a ideia do orçamento secreto ser abolido dando lugar ao orçamento participativo, que questionará o povo sobre os destinos de parte das verbas e investimentos.

Assista

Publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato