PERFIL DO ELEITOR

DataSenado: Cai preocupação com saúde e cresce com educação

Levantamento apurou a opinião de brasileiros sobre uma série de temas
Por Agência Senado 20/02/2023 - 07:01
A- A+
Agência Senado
A saúde continua a ser a maior preocupação dos brasileiros, apesar da queda em relação ao período mais crítico da pandemia
A saúde continua a ser a maior preocupação dos brasileiros, apesar da queda em relação ao período mais crítico da pandemia

A saúde continua a ser a maior preocupação dos brasileiros (26%), mas, com a superação do período crítico da pandemia da covid-19, houve um recuo acentuado em relação ao pico apurado em janeiro de 2021, quando 45% dos cidadãos consideravam essa a principal fonte de inquietação. Antes da pandemia, em 2019, 28% apontavam a saúde no topo da lista de preocupações. Esses dados estão na pesquisa do Instituto DataSenado intitulada Panorama Político 2023.

O levantamento, feito em novembro de 2022, apurou a opinião de brasileiros sobre uma série de temas. Na área social, destaque para o apoio às cotas nas universidades e aos programas de transferência de renda.


Para a população de menor escolaridade, a pesquisa indica que a preocupação com a saúde ainda supera os 34%, em contraste com os demais grupos, onde a corrupção se destaca como principal preocupação, passando de 24% para aqueles com nível de ensino superior incompleto ou além disso. Considerando todos os perfis entrevistados, a corrupção aparece em segundo lugar na lista de maiores preocupações dos brasileiros, com 17%.


Educação

De acordo com o DataSenado, enquanto cai a preocupação com a saúde, cresce a preocupação com a educação, que subiu de 6% no início de 2021 para 15% em novembro de 2022, igualando o maior nível da série histórica — alcançado em meados de 2012.

Destaca-se ainda a trajetória do item custo de vida na lista de maiores preocupações dos brasileiros, já atingindo 14% da população, o maior nível da série histórica para esse item. Na sequência estão o emprego (11%) e a segurança (11%).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato