Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha mostra que 51% dos eleitores brasileiros defendem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja condenado e tornado inelegível pelos ataques que fez ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas durante a campanha eleitoral de 2022.
Já 45% acreditam que Bolsonaro deve ser liberado pela Justiça Eleitoral para disputar pleitos.
Não souberam avaliar a questão estimulada pelo Datafolha 4% dos 2.028 ouvidos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nos meios políticos e jurídicos, há a avaliação de que o ex-presidente corre grande risco de ser condenado ao menos em 1 das 16 ações que correm contra si no Tribunal Superior Eleitoral. É aquela proposta pelo PDT que coloca no centro da discussão a reunião que Bolsonaro promoveu com embaixadores estrangeiros em julho do ano passado.
O instituto entrevistou uma amostra de 2.028 eleitores entre os dias 29 e 30 de março, dos quais 4% não souberam avaliar ou não responderam a questão. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.