POLÍTICA
Lira diz que Lula escolhe ministros, mas trabalha por 'composição adequada'
Declaração acontece em meio às negociações entre o Centrão e o presidente da República
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) comentou nesta segunda-feira, 31, sobre o processo de escolha de ministros para o governo Luis Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar afirmou que o presidente da República tem a "prerrogativa exclusiva" para a formação de um ministério.
"A escolha de ministros para a formação de um ministério é prerrogativa exclusiva do presidente da República. Cabe a ele estabelecer um diálogo republicano com as direções e os líderes partidários".
Lira completou: "Continuo trabalhando junto a eles para fazer a composição adequada para o governo obter a necessária sustentação política no Congresso Nacional, conforme diálogo mantido com o presidente da República, após a votação da reforma tributária".
A declaração do presidente da Câmara acontece em meio às negociações entre o Centrão e Lula. Na semana passada, o petista disse que conversaria com líderes partidários do PP e do Republicanos sobre as trocas ministeriais para acomodar o Centrão.
"À presidência da Câmara dos Deputados cabe, prioritariamente, manter a relação institucional com a Presidência da República para buscar a aprovação de matérias de interesse do país", concluiu o parlamentar.
Publicidade