POLÍTICA
Rodrigo Pacheco freia minirreforma eleitoral aprovada na Câmara
Senador não garante que texto será votado até 6 de outubro, data-limite para que regras vigorem nas eleições de 2024
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, ontem, que a Casa não se comprometerá a votar a minirreforma eleitoral até 6 de outubro — data-limite para que o texto vigore nas eleições de 2024. Ele afirmou que como a proposta mexe profundamente com o Código Eleitoral, o Senado precisaria entregar um projeto de lei "amadurecido e bem discutido".
"É algo complexo, é um código eleitoral inteiro. Temos que avaliar se é possível fazer isso em duas semanas ou não. De qualquer forma, não podemos produzir uma legislação na pressa, qualquer que seja ela, especialmente uma legislação dessa natureza. O que considero necessário é que entreguemos um projeto de lei amadurecido, bem refletido e discutido pela sociedade e pelos senadores. Se, porventura, for possível conciliar o trabalho bem feito com a aplicação na eleição de 2024, ótimo. Se não for, paciência", afirmou.
O texto-base foi aprovado pela Câmara nesta quarta-feira. O projeto altera regras de prestações de contas, punições, inelegibilidade e lei de cotas para candidatos negros e mulheres.
Questionado sobre "recorrentes mudanças nas regras do jogo eleitoral", Pacheco defendeu a importância da criação de um projeto de lei sólido e que tenha adesão da maioria do Parlamento e da Justiça Eleitoral para que seja uma regra definitiva.
"Chegou o momento de amadurecermos um projeto que seja sólido, que tenha adesão da maioria do Congresso e reconhecimento da pertinência pela Justiça Eleitoral de modo que tenhamos a perenidade de uma regra para eleições sucessivas", destacou.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, ontem, que a Casa não se comprometerá a votar a minirreforma eleitoral até 6 de outubro — data-limite para que o texto vigore nas eleições de 2024. Ele afirmou que como a proposta mexe profundamente com o Código Eleitoral, o Senado precisaria entregar um projeto de lei "amadurecido e bem discutido".