conflitos

Calheiros indica possibilidade de operação para repatriar brasileiros do Equador

O país vive uma escalada de violência e está em regime de conflito interno armado
Por Redação 12/01/2024 - 08:30
A- A+
Agência Senado
Renan Calheiros
Renan Calheiros

Nesta quarta-feira, 10, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que preside a Comissão de Relações Exteriores, levantou a possibilidade de solicitar ao Itamaraty uma operação para repatriar os brasileiros no Equador. A manifestação ocorreu em meio à crescente violência no país vizinho, que enfrenta um conflito interno armado envolvendo grupos do crime organizado.

Renan expressou sua preocupação diante da escalada da violência no Equador, inclusive com o sequestro de um cidadão brasileiro. Em sua declaração, o senador destacou que, na condição de presidente da CRE do Senado, acredita que o Itamaraty deve tomar medidas para repatriar os brasileiros que desejem deixar o país equatoriano, caso o conflito persista.

Até o momento, foram registradas pelo menos 10 mortes em decorrência dos conflitos no Equador. Além disso, homens encapuzados e armados invadiram a sede da emissora TC Televisión durante um programa ao vivo em Guayaquil na terça-feira.

Segundo informações da Polícia Nacional divulgadas na madrugada desta quarta-feira, 70 pessoas foram presas por participação em "atentados e atos terroristas", conforme definido pelo governo equatoriano. 

Na noite de terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que está apurando a denúncia de sequestro de um brasileiro no Equador. A pasta também expressou sua preocupação com a crise de segurança no país vizinho, condenando as ações de violência conduzidas por grupos criminosos organizados em várias cidades.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato