POLÍTICA

Morre idoso que teve queimaduras durante cirurgia no HGE, em Maceió

Paciente teve lesões de 2º e 3 graus após uso de éter seguido de bisturi elétrico
Por Redação 11/04/2024 - 18:55

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Acidente aconteceu no Hospital Geral do Estado
Acidente aconteceu no Hospital Geral do Estado

Morreu nesta quarta-feira, 10, o idoso de 78 anos que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus durante uma cirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta quinta-feira, 11, que, após o acidente, o paciente recebeu assistência multidisciplinar especializada, mas desenvolveu um quadro de infecção generalizada e não resistiu.

No dia 27 de março deste ano, o paciente C.H.S., natural de Flexeiras, foi admitido no HGE, acometido por câncer que atingiu o olho direito, com infecção parasitária por larvas no ferimento. 

Após exames, o médico indicou a cirurgia. Durante a realização do procedimento no centro cirúrgico, a equipe médica utilizou éter seguido de bisturi elétrico, o que causou uma combustão, levando a queimaduras de 2º e 3º graus no rosto, braços e tronco do idoso.


Segundo a Sesau, imediatamente, o paciente foi acolhido pela cirurgia plástica e submetido à cirurgia de limpeza da área com o ferimento, assim como coleta de biópsias. Desde o acontecido no centro cirúrgico, o paciente ficou internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), recebendo tratamento clínico com antibióticos.

A Sesau informou que instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias. No mesmo dia do acidente, a equipe envolvida no caso foi afastada, além de ter sido solicitada uma perícia no local, que foi realizada pela Polícia Científica. 

Paralelamente, a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso, cujo resultado deve ser apresentado dentro de 30 dias, caso não seja solicitada prorrogação.

"Lamentamos o ocorrido no HGE e prestamos nossas condolências aos familiares do paciente, mas ressaltamos que todas as medidas administrativas para elucidar o caso já vêm sendo adotadas desde o dia do ocorrido. Ressaltamos que, caso se comprove que houve erro e negligência, as medidas cabíveis serão adotadas, assegurando a ampla defesa e o contraditório, porque nosso objetivo é atender com eficiência, agilidade, humanização a todos os usuários que procuram o HGE", ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

Publicidade

Continua após a publicidade




Encontrou algum erro? Entre em contato