eleições 2024

Popularidade de JHC é impulsionada por jovens e evangélicos, diz pesquisa

Prefeito tem baixa popularidade entre classe média e idosos da capital alagoana
Por Redação 30/08/2024 - 16:28

ACESSIBILIDADE

Divulgação/JHC
Campanha voltara para as redes sociais faz popularidade de JHC crescer entre jovens
Campanha voltara para as redes sociais faz popularidade de JHC crescer entre jovens

A pesquisa Quaest, divulgada na quinta-feira, 29, revela que o prefeito de Maceió, JHC (PL), que concorre à reeleição, lidera as intenções de voto, com destaque entre jovens, mulheres e evangélicos. No cenário estimulado, ele alcança 74% das intenções de voto, mostrando forte presença entre segmentos específicos da população.

No recorte de gênero, JHC tem maior apoio entre as mulheres, com 77% das intenções de voto, enquanto entre os homens, o percentual é de 70%. Entre os jovens de 16 a 34 anos, o prefeito registra 81% de apoio. Por outro lado, esse índice cai para 62% entre os eleitores com 60 anos ou mais.

Em relação à religião, JHC conquista 83% das intenções de voto entre os evangélicos, superando o apoio entre os católicos, que chega a 68%. No quesito renda, o candidato se destaca tanto entre as famílias com menor renda, obtendo 75%, quanto entre as mais ricas, com 78%. A única queda significativa é registrada na classe média, onde ele possui 67% de apoio.

No que diz respeito à escolaridade, JHC tem 72% das intenções de voto entre eleitores com até o ensino fundamental, 80% entre aqueles com ensino médio completo ou incompleto, e 65% entre os que possuem nível superior ou mais.

A pesquisa ainda aponta que, no cenário espontâneo, 58% dos entrevistados se declararam indecisos, sugerindo que a eleição ainda pode ter desdobramentos significativos até outubro.

Pesquisa Quaest

Pesquisa Quaest divulgada ontem, 29, pela Gazeta mostra que JHC lidera com 74% das intenções de voto, indicando a possibilidade de alcançar ou até ultrapassar o feito nas eleições deste ano.

No levantamento, Rafael Brito (MDB) e Lobão (Solidariedade) aparecem empatados com 4% cada, enquanto Lenilda Luna (UP) obteve 2% e Nina Tenório (PCO) 1%. Rony Camelinho (Agir) não pontuou na pesquisa.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número AL-06310/2024, ouviu 900 eleitores entre os dias 26 e 28 de agosto e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato