ECONOMIA

Empresários pressionam Lira por desoneração da folha de pagamento

Empresários esperam um regime gradual de operação da folha deste ano até 2027
Por Redação 11/09/2024 - 14:57

ACESSIBILIDADE

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Os 20 maiores empresários do país, segundo uma lista que circula no Congresso, intensificaram, desde ontem, as ligações para o presidente da Câmara, Arthur Lira, com um pedido específico. Eles pressionam o deputado a incluir na pauta o projeto que prorroga o regime especial de desoneração da folha de pagamento para diversos setores. As informações são da coluna do Leandro Mazzini da revista Isto É.

Esses empresários, responsáveis por milhares de empregos, têm manifestado preocupação em evitar problemas com a Receita Federal. Deputados próximos a Lira indicam que o projeto deve ser incluído na pauta entre hoje e amanhã. 

A urgência em aprovar a medida está relacionada ao prazo de 20 de setembro, quando o desconto especial, instituído durante a pandemia de Covid-19, perde validade. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo até hoje (11) para que o Congresso e o Governo apresentem medidas compensatórias para os quase R$ 30 bilhões que deixaram de ser arrecadados este ano.

As pressões já tiveram efeito, com a Câmara aprovando ontem a urgência do Projeto de Lei (PL) nº 1.847/24, já aprovado no Senado. Se o projeto for sancionado, ele manterá um regime gradual de desoneração da folha até 2027, com alíquotas variando entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta, até atingir os 20% de contribuição ao INSS, como determina a legislação vigente.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato