POLÍTICA

PT solicita a Lira arquivamento da PL da anistia após plano golpista

Solicitação argumenta também que a anistia estimularia extremistas
Por Redação 20/11/2024 - 14:12

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Arthur Lira
Arthur Lira

O PT entregou nesta segunda-feira, 20, um pedido formal para o arquivamento do Projeto de Lei da Anistia, que busca livrar de punições os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. No documento, o partido cita o atentado a bomba no Supremo Tribunal Federal (STF) e um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes como justificativas para o arquivamento. As informações são do site da UOL.

A decisão sobre o destino do PL cabe ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O texto apresentado pelo PT argumenta que Lira tem autoridade para arquivar o projeto mediante solicitação formal. O partido afirma que o PL da Anistia poderia conceder perdão a líderes envolvidos na tentativa de golpe, o que, segundo o documento, reforçaria ações extremistas.

O pedido menciona o episódio recente em que um homem armado com explosivos, que planejava matar o ministro Alexandre de Moraes, tirou a própria vida na Praça dos Três Poderes. O caso é utilizado como exemplo das possíveis consequências de dar prosseguimento à tramitação do projeto.

O PT também argumenta que a aprovação do PL da Anistia abriria precedentes perigosos, fortalecendo ações contrárias ao Estado Democrático de Direito. A solicitação reforça que os responsáveis pelos atos golpistas devem ser responsabilizados conforme a lei, e não beneficiados por anistia.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato