EDUCAÇÃO
Rafael Brito lidera missão no Uruguai para debater modelos educacionais
Parlamentares tiveram a oportunidade de visitar escolas públicas em MontevidéuParlamentares que compõe a Bancada da Educação no Congresso Nacional foram convidados para participar de uma missão em Montevidéu, nos dias 21 e 22 de novembro com o objetivo de conhecer de perto o modelo educacional uruguaio, reconhecido por suas inovações e resultados, ensino em tempo integral, uso de tecnologia e formação docente.
Durante a viagem, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Governo do Uruguai, os parlamentares tiveram a oportunidade de visitar escolas públicas, conhecer centros de formação de professores, projetos de educação tecnológica e modelos de parcerias público-privadas (PPPs).
Deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL) destacou que as estratégias educacionais aplicadas no Uruguai podem reduzir desigualdades e preparar os jovens do Brasil para os desafios do futuro.
“Foi uma experiência muito bacana aqui no Uruguai. Conhecemos cases de sucesso como o modelo de ensino integral e o uso de tecnologias. Também apresentamos os programas exitosos de Alagoas e do Brasil, como o Cartão Escola 10 e o Pé-de-Meia, que vêm combatendo a evasão escolar e incentivando os jovens a concluírem seus estudos. Vamos levar para o Congresso os casos que conhecemos aqui, adaptar às nossas necessidades, principalmente para regiões mais vulneráveis do nosso país, onde a inclusão digital ainda é um desafio", destacou Rafael.
O Plano Ceibal foi um dos destaques da programação. Referência em inovação educacional e inclusão digital, que oferta notebooks a estudantes e professores uruguaios. Além disso, oferece plataformas educacionais interativas, formação em tecnologia para professores e conteúdos digitais que incentivam a personalização do aprendizado.
“Em 2025, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) incluirá a avaliação de competências digitais, ampliando os desafios para o Brasil. A falta de políticas estruturadas para desenvolver essas competências pode aumentar a defasagem dos nossos estudantes em relação aos de outros países. Por isso, é fundamental a gente conhecer políticas públicas exitosas em outros países, como o Plano Ceibal, para podermos implementar no Brasil“, explicou o deputado.
Também participaram da viagem a senadora Professora Dorinha Seabra (UB/TO), e os deputados federais Socorro Neri (PP/AC) e Professor Reginaldo Veras (PV/DF), além de autoridades educacionais do Uruguai.