EM 2024

Veja ao que JHC, Renan, Collor e Lira foram relacionados, segundo o Google

Ferramenta de busca mostra relação dos políticos com temas atuais
Por Redação 31/12/2025 - 12:00
A- A+
Lula Marques/Agência Brasil; Marcelo Camargo/Agência Brasil; Edvan Ferreira/Secom Maceió; Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Arthur Lira, Fernando Collor, JHC e Renan Calheiros
Arthur Lira, Fernando Collor, JHC e Renan Calheiros

A ferramenta de busca do Google traz um panorama sobre como os principais nomes da política estão conectados a temas atuais e revelam os interesses e preocupações da população.

Quando as pessoas buscam informações sobre políticos, estão, muitas vezes, respondendo a eventos ou temas específicos que ganham destaque na mídia, como reeleições, polêmicas ou investigações.

Essas buscas não só refletem o que está em debate, mas também como os cidadãos tentam entender melhor o impacto dessas figuras no contexto atual e futuro do país.

Entenda o que as buscas dizem sobre alguns políticos alagoanos e os debates que marcaram o momento político do país ao longo de 2024.

JHC

Além de estar atrelado ao termo “Maceió”, o nome do prefeito da capital alagoana também aparece associado aos termos “reeleição” e ao deputado federal Rafael Brito (MDB). Isso porque JHC foi reeleito este ano e seu principal rival era Brito, que ficou em segundo lugar na corrida pela prefeitura de Maceió.

Outros termos associados ao prefeito da capital são “Bolsonaro” e “partido JHC”. JHC sempre foi um aliado do ex-presidente. Os dois são, inclusive, filiados ao mesmo partido. Apesar disso, a expectativa é de que JHC faça um movimento de aproximação do presidente Lula (PT) e deixe o PL para se filiar ao PSD.

Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), foi associado ao termo “PL 1904”, em referência ao Projeto de Lei 1904/2024, também conhecido como PL do Aborto, é uma proposta legislativa apresentada na Casa que visa alterar o Código Penal para equiparar o aborto ao homicídio quando realizado após a 22ª semana de gestação.

Em junho, quando a discussão sobre o texto foi adiada, Lira disse: “Reafirmar a importância do amplo debate. Isso é fundamental para exaurir todas as discussões, para se chegar a um termo que crie, para todos, segurança jurídica, humana, moral e científica sobre qualquer projeto que possa a vir a ser debatido na Câmara".

Lira também foi atrelado ao termo “presidente”. O alagoano assumiu o cargo de presidente da Câmara em 2021 e vai deixar o posto no início do ano que vem, quando acontecerão novas eleições. Concorrem ao cargo os deputados federais Antonio Brito, Elmar Nascimento e Hugo Motta, este último apoiado por Lira.

Renan Calheiros

Renan Calheiros aparece associado ao termo "Eduardo Braga", senador também filiado ao MDB. Os dois foram investigados sob suspeita de receber propina da farmacêutica Hypermarcas (atual Hypera Pharma). O inquérito foi arquivado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Outro nome atrelado a Calheiros é “Rodrigo Cunha”, senador filiado ao União. Cunha foi um dos protagonistas na disputa pela prefeitura de Maceió, tendo ganhado a disputa como vice de JHC. Já Calheiros esteve nos bastidores nas eleições deste ano como aliado de Rafael Brito, rival de JHC que ficou em segundo lugar.

Fernando Collor

O ex-presidente Fernando Collor foi associado ao termo “Plano Collor”, um plano de recuperação econômica apresentado por ele em 16 de março de 1990, o segundo dia de seu governo. Em 8 de novembro, morreu Ibrahim Eris, um dos idealizadores do Plano Collor, aos 80 anos, o que pode justificar parte do aumento de pesquisas sobre o assunto.

Outro termo atrelado a Collor é “eleição”. O ex-presidente não concorreu a nenhum cargo nas eleições deste ano, mas o sobrinho dele, que leva o mesmo nome do tio, foi candidato a vereador por Maceió. Fernando Affonso Lyra Collor de Mello (PSB) recebeu apenas 569 votos e acabou como suplente.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato