JUSTIÇA
Tia de JHC, Marluce Caldas pode ser nomeada ministra do STJ em fevereiro
Nomeação pode deixar claro um acordo político visando 2026 entre Lula, Lira e JHCO presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, em fevereiro, os dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entre os nomes da lista tríplice para a vaga destinada ao Ministério Público, a procuradora Marluce Caldas, do MP de Alagoas, lidera como favorita, segundo fontes políticas.
A lista, formada por votação secreta dos ministros do STJ, inclui ainda Sammy Barbosa Lopes, procurador de Justiça do Acre, e Carlos Frederico Santos, do MP Federal.
Marluce Caldas é tia do prefeito de Maceió, JHC, que integra o grupo político de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. Se nomeada, a ação pode deixar ainda mais claro um possível acordo político visando 2026.
Após a escolha presidencial, o nome será submetido à sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Se aprovada, a indicação segue para votação no plenário. A posse no STJ ocorrerá após o cumprimento dessas etapas.
Caso confirmada, Marluce Caldas ocupará a 2ª Turma da 1ª Seção do STJ, responsável por julgamentos em Direito Público. O STJ é composto por 33 ministros, com assentos divididos entre membros do Judiciário e do Ministério Público, garantindo equilíbrio nas decisões da corte.