JUSTIÇA
Em ofício a Lula, Lean Araújo apoia Marluce Caldas para vaga no STJ
Nome da procuradora de Justiça segue para apreciação do presidente da RepúblicaO procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça de Alagoas, Lean Antônio Ferreira de Araújo, enviou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um ofício destacando a candidatura da procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra ao cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A decisão foi deliberada pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Alagoas (MPAL). No documento, Lean Araújo destacou a trajetória de 37 anos da procuradora de Justiça Marluce Caldas no Ministério Público, marcada pela defesa dos mais vulneráveis e pelo combate à injustiça social.
Araújo também ressaltou o pioneirismo de Marluce, que foi a primeira promotora de Justiça a atuar no Tribunal do Júri em Maceió e a primeira mulher a coordenar o Núcleo de Pesquisa Jurídica do CESMAC. A procuradora também ocupou cargos de destaque, como os de Secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Secretária do Emprego e Renda de Alagoas, além de ter experiência acadêmica como professora universitária e formação sólida em Direito Constitucional e Processual.
“A trajetória da procuradora de Justiça Marluce Caldas é um exemplo de luta pela justiça e pelo fortalecimento dos direitos fundamentais no Brasil. Sua indicação seria um marco para o reconhecimento do trabalho realizado por mulheres no campo jurídico, especialmente no Nordeste”, afirmou Lean Araújo.
O nome de Marluce Caldas agora segue para apreciação do presidente da República, que decidirá quem ocupará a vaga do Quinto Constitucional no STJ.