ELEIÇÕES 2026
Renan Filho: "Não sei nem se eu vou ser candidato, imagine o JHC"
Ministro apontou incertezas tanto sobre sua candidatura quanto sobre a do prefeito de MaceióRenan Filho (MDB) afirmou nesta sexta-feira, 17, em entrevista à Rádio Mix FM, que ainda é cedo para definir cenários para as eleições de 2026, na qual será definida o próximo governador de Alagoas. O ministro dos Transportes destacou incertezas tanto sobre sua candidatura quanto sobre JHC e aliados.
Segundo Renan, a organização dos grupos políticos dependerá de vários fatores. No seu campo, a aliança incluiria o governador Paulo Dantas (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas Marcelo Victor (MDB), o senador Renan Calheiros (MDB), deputados e mais de 90 prefeitos.
Ele também comentou sobre o grupo de JHC, questionando se o prefeito renunciaria para permitir que Rodrigo Cunha assumisse a prefeitura. Além disso, ponderou se JHC (PL) entregaria o mandato de senadora de sua mãe, Eudócia Caldas (PL), a Arthur Lira (PP) para disputar o governo do estado.
— Temos que ver se o JHC vai renunciar para entregar a prefeitura ao Rodrigo Cunha. Se o JHC vai entregar o mandato de senadora da mãe ao Arthur Lira. Ou seja, abrir mão dos dois postos que ele hoje tem, dos dois mandatos que ele tem, que é o de prefeito e o de senadora da mãe e disputar a eleição de governador —
"Eu não sei nem se eu vou ser [candidato], imagine o JHC. A eleição de 2026 ainda tem muita coisa a ser resolvida. São muitas dúvidas, e aí surgem questionamentos sobre como cada lado vai se comportar"
O ex-governador também destacou que, por estar no meio do mandato, possui mais flexibilidade para decidir sobre uma possível candidatura, ressaltando que o cenário político ainda exige negociações e estratégias complexas.
A última pesquisa realizada pelo Instituto Falpe junto ao eleitorado de Maceió constatou que o prefeito João Henrique Caldas, o JHC, do PL, tem 70% da preferência dos votantes da capital alagoana. Os números foram publicados na segunda-feira, 13.
Realizada entre os dias 10 e 12 deste mês de janeiro, a sondagem mostra uma queda de 13 pontos percentuais (arredondados) na relação entre a votação que JHC obteve na recente eleição de prefeito, e o percentual conquistado em hipotética eleição para governador: 83% em outubro último e 70% agora.
Na mesma pesquisa, o ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), aparece em segundo lugar com 12 das intenções de voto, mesmo percentual obtido por Rafael Brito em outubro na eleição para prefeito. O Falpe apurou que 29,5% dos eleitores entrevistados disseram que não votariam em Renan Filho, enquanto o índice de rejeição ao prefeito JHC ficou em 5,5%.
As coisas mudam, no entanto, no interior de Alagoas. Somente em Arapiraca, na eleição de outubro, o prefeito Luciano Barbosa, do MDB, teve 100.890 votos contra apenas 16.635 de Fabiana Pessoa (PL), a candidata apoiada pelo prefeito JHC.